Carnaval de Fortaleza que se desenrola?
Embora Fortaleza não é uma das cidades de carnaval no Brasil, o evento nos últimos anos tem levado mais e mais substância e é considerada a festa comunitaria mais popular na cidade. O Carnaval de Fortaleza é uma tradição que mobiliza uma grande parte da comunidade local através de blocos desfilando pelas ruas de marcha, dançando e tocando ao ritmo do samba e maracatu.
O Maracatu é uma antiga tradição do nordeste do Brasil, Ele tem suas raízes nas fazendas de açúcar e propriedades de escravos do Estado de Pernambuco, onde os escravos negros africanos formaram irmandades religiosas e cultura preservavano e património Africano. A cada ano, o coroação do escravo Rei e Rainha foi celebrado com música e dança.
O Carnaval de Fortaleza ocorre em vários pontos da cidade, principalmente em três pontos específicos: Praia de Iracema, Avenida Domingos Olímpio e Praça do Ferreira. Na praia de Iracema podem assistir em rapresentaçoes de Maracatu, na Avenida Domingos Olímpios desfiles oficiais dos grupos carnavalescos, e à Praça do Ferreira mostra de pré-carnaval.
Em alguns bairros e praças que desempenham em muitos mostra carnaval vários artistas de rua. O evento ocorre geralmente nas datas oficiais nos fins de semana e traz artistas de todo o Brasil. Ultimamente, ele sempre atraiu mais pessoas à procura de um lugar mais calmo para passar as férias.
O Carnaval de Fortaleza também é comemorado fora da cidade com mela mela na prática são festivais que acontecem em vários locais na área circundante de Fortaleza e no interior do Estado do Ceará. O festival acontece pulverizando nos outros com um spray de espuma colorida chamada COLORAL e dançando ao ritmo de Machado, Forró, Samba e Swingueira.
Você não tem a oportunidade de passar umas férias no período de carnaval? Não se preocupe, O carnaval em Fortaleza não param por aí, Na verdade, cada ano marca o último fim de semana de julho, o Fortal, que é nada mais do que um carnaval fora de época, o festival de rua mais popular no nordeste do Brasil. Leia mais informações no post: O Fortal, carnaval fora de época